Homofobia Basta!

Perseguição religiosa aos LGBTs no Brasil é destaque internacional! #HomofobiaNAO

Posted on: 4 de julho de 2011

 A Perseguição que Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Travestis vem sofrendo por evangélicos foi destaque em um dos maiores jornais da Inglaterra, o The Guardian! Leiam!

Religião contra-ataca a cultura gay brasileira

Os Brasileiros tendem a ser relativamente liberais com a questão da sexualidade, mas os direitos gays estão ameaçados por um movimento evangélico crescente.

Não obstante uma leve chuva sub-tropical, a maior parada do orgulho gay do mundo, em São Paulo, teve muito sucesso. A parada recebeu abrangente apoio do público, e nada mais nada menos do que Stephen Fry se juntou ao grupo colorido de festejadores que tem muito que celebrar. A Suprema Corte recentemente reconheceu oficialmente os direitos de uniões homoafetivas com os mesmo privilégios mantidos por casais heterossexuais, e logo em seguida outro juiz aprovou o primeiro casamento gay com plenos direitos.

No entanto, um aspecto das celebrações acendeu faíscas de controvérsias. A principal avenida da cidade foi decorada com cartazes de design elaborado por um grupo de prevenção de HIV que exibiu 12 modelos masculinos seminus caracterizados como santos Católicos, porém com olhares sensuais e com a legenda “Nem mesmo um santo pode te salvar. Use camisinha.” O grupo alegou que o objetivo era educar, mas era difícil não ver a campanha como uma provocação intencional aos direitos religiosos com o aumento do tenso confronto entre os dois grupos.

A igreja católica, obviamente, registrou publicamente ofensa pelas imagens, mas o novo grupo conservador real na disputa é o movimento evangélico cristão, uma força política em crescimento que está escalando um crescente ataque ameaçador no movimento dos direitos gays e movendo questões sexuais para o centro da política brasileira. Esse grupo organizou abertamente uma Marcha para Jesus massiva apenas alguns dias antes da parada do orgulho gay, e não perdeu muito tempo para começar a reclamar do casamento gay. Nesse país tradicionalmente católico, mais e mais pessoas estão se tornando cristãos evangélicos – sendo agora mais ou menos mais de 20% da população – e eles estão cada vez mais ávidos em fazer de sua vertente cristã uma questão da política.

Apesar da persistência da perseguição, a principal parcela da sociedade brasileira está aceitando relativamente a cultura gay. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve como conselheiro espiritual pessoal o teólogo simpatizante Frei Betto, e os direitos de facto das uniões homoafetivas tem sido reconhecidas desde 2004 no Brasil. A igreja se opõe ao casamento gay, mas só faz algum barulho sobre a legalidade das uniões civis, e o governo da nova presidente Dilma Rousseff assumiu como prioridade acabar com a discriminação.

Mas alguns meses atrás, quando Dilma se deparou com sua primeira crise política, um escândalo de corrupção que derrubou o ministro da casa civil Antônio Palocci, ela teve seu tapete puxado por uma força política que seria comum nos EUA, mas que é nova aqui no Brasil: a “bancada evangélica” no Congresso. Eles utilizaram um momento de fraqueza para destruir uma lei anti-homofobia que ela favoreceu e que estava há tempos no congresso. A lei está agora no limbo até que se ceda a algum dos caprichos da bancada evangélica. “certamente é possível ler alguns daqueles cartazes como uma reação agressiva ao movimento evangélico, ou pelo menos as suas idéias de cristianismo”, diz Guilherme Altmayer, um artista ativo no movimento gay. “Mas existe uma guerra declarada que está se intensificando agora e os últimos movimentos homofóbicos no congresso tem sido muito radicais.”

Não está claro se a provocação à comunidade religiosa ao criar imagens que efetivamente convidam o espectador ao sexo gay – embora protegido – com santos é a melhor estratégia para os avanços das causas da comunidade gay. Pode ser provável que ofenda brasileiros moderados que se auto-intitulam católicos, mas que geralmente não vão à igreja e são geralmente liberais na questão da sexualidade.

Mas na maior das ex-colônias Ibéricas, o modo como a sociedade se move não está sendo decidido de acordo com a Santa Igreja. Está sendo decidido nas ruas, no congresso, e progressivamente nas congregações evangélicas que lembram o sul Americano.

Fonte: http://www.guardian.co.uk/commentisfree/belief/2011/jul/02/brazil-gay-rights-evangelical-movement

Tradução por Hailey

2 Respostas to "Perseguição religiosa aos LGBTs no Brasil é destaque internacional! #HomofobiaNAO"

Magnífico! Parabéns pela reportagem!

Evangélico Fundamentalista = LIXO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Autor

Ativista dos Direitos Humanos (Principalmente LGBTs ); Teólogo;Homeopata; Psicanalista, especialista em Sexualidade Humana, Filosofia, Sociologia;Blogueiro.

Este Blog é protegido por direitos autorais

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 69 outros seguidores

Psicoterapia Online

Psicoterapia Online

Psicoterapia Online

homofobia-basta@live.com

Me adicione no FacebooK

Curta a comunidade do Blog no Facebook, Clique na Imagem!

Me adicione no Orkut

Me siga no Twitter

Homofobia Basta!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Quer ajudar o Blog? Faça sua Doação!

Portal Colaborativo Teia Livre

Igreja Progressista de Cristo

Parceiros de causa

Se você realmente ama seus amigos, defenda-os da Homofobia!

Contradições no discurso do Senador Magno Malta

Vítimas da Homofobia

Mais fotos

Estatísticas do Blog

  • 439,351 Pessoas viram esse Blog
%d blogueiros gostam disto: