Homofobia Basta!

Judeus homossexuais vão a parada gay!

Posted on: 10 de junho de 2011

Telavive, 10 jun (Lusa) — Enquanto alguns segmentos da comunidade religiosa judia de Israel mantêm uma atitude crítica sobre a homossexualidade, uma minoria crescente de homossexuais religiosos junta-se às celebrações do Dia do Orgulho Gay em Telavive.

 

*** Violeta Moura, para a Agência Lusa ***

Telavive, 10 jun (Lusa) — Enquanto alguns segmentos da comunidade religiosa judia de Israel mantêm uma atitude crítica sobre a homossexualidade, uma minoria crescente de homossexuais religiosos junta-se às celebrações do Dia do Orgulho Gay em Telavive.

O festival iniciou-se no parque Meir, onde a líder da oposição Tzipi Livni entre outros políticos falaram a uma multidão crescente de vários milhares de pessoas, entre as quais um número cada vez maior de “kippas”, o pequeno chapéu utilizado pela comunidade masculina judia religiosa.

No mesmo parque em que dois jovens foram mortos e treze ficaram feridos depois de um ataque com armas de fogo no centro LGBT do recinto, milhares de jovens, adolescentes, famílias, artistas, idosos, “drag queens”, travestis, visitantes e curiosos reuniram-se para comemorar o orgulho gay.

“Este é um país no qual não importa o que façam as pessoas, pois posso ser religioso, posso ser gay, de qualquer cor ou de outra ideologia política e não é como na Europa que por exemplo tens de ser gay de esquerda”, disse à Agência Lusa David Diaz-Yabo, jovem recém emigrado acompanhado pelo marido israelita.

Segundo David é uma necessidade urgente “mudar a atitude das pessoas” de que a “homossexualidade é incompatível com a religião”.

“Acredito que mais do que pensar seja o que for dos gays, Deus pensa nos seus filhos, todos, não como gays, de cor, de esta ou aquela nacionalidade ou se são judeus”, acrescentou enquanto compõe a sua kippa com as cores da bandeira israelita.

Questionado sobre a atitude dos sectores religiosos mais conservadores quanto à homossexualidade, David acredita que cada um deve “viver a sua religiosidade sem a impor ao próximo” e salvaguarda que Israel é “democracia”, por oposição a uma “teocracia” como “o caso iraniano”.

O jovem chama a atenção para a existência de uma “pequena comunidade de homossexuais palestinianos” que regularmente procura e obtém refúgio em Israel através de uma rede de organizações não governamentais israelitas e palestinianas dedicadas a prestar auxílio a vítimas de perseguição devido a orientação sexual.

David lembra ainda que a homossexualidade “não é incompatível com nenhuma religião” e sublinha o “orgulho” que os “homossexuais de proveniência muçulmana sentem” e que acabam por “só poder praticar” em Israel.

Apesar de ser uma comunidade praticamente invisível pelo receio de perseguição e represálias, David assegura que “muitos muçulmanos palestinianos que vivem em Israel vêm celebrar o Dia do Orgulho” junto da restante comunidade israelita, depois de abandonarem as suas casas na Faixa de Gaza ou na Cisjordânia.

“Correm o risco de serem metidos na prisão ou de ser mortos”, conclui David enquanto empunha uma bandeira com as cores do arco-iris que envolvem uma pequena bandeira do Estado Judaico e se levanta para se juntar à marcha.

A parada do orgulho gay em Telavive percorre duas das artérias principais da cidade até à famosa praia de Gordon, daquela que aqui se apelida ironicamente como a “capital gay” do Médio Oriente.

 

Fonte: Sic Notícias

1 Response to "Judeus homossexuais vão a parada gay!"

O judaísmo, mesmo que veja a homossexualidade condenada na TORÁ, deve compadecer-se dos gays, uma vez que ambos tiveram passados de perseguições idênticos.

http://soymanjerona.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Autor

Ativista dos Direitos Humanos (Principalmente LGBTs ); Teólogo;Homeopata; Psicanalista, especialista em Sexualidade Humana, Filosofia, Sociologia;Blogueiro.

Este Blog é protegido por direitos autorais

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 69 outros seguidores

Psicoterapia Online

Psicoterapia Online

Psicoterapia Online

homofobia-basta@live.com

Me adicione no FacebooK

Curta a comunidade do Blog no Facebook, Clique na Imagem!

Me adicione no Orkut

Me siga no Twitter

Homofobia Basta!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Quer ajudar o Blog? Faça sua Doação!

Portal Colaborativo Teia Livre

Igreja Progressista de Cristo

Parceiros de causa

Se você realmente ama seus amigos, defenda-os da Homofobia!

Contradições no discurso do Senador Magno Malta

Vítimas da Homofobia

Mais fotos

Estatísticas do Blog

  • 438,192 Pessoas viram esse Blog
%d blogueiros gostam disto: